Cá estamos nós!

Cá estamos nós!

 


O Dia Europeu das Línguas celebra-se, anualmente, a 26 de setembro. Foi instituído em 2001, por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia.

Este dia tem como objetivo a celebração do património linguístico e da diversidade cultural comuns ao continente europeu. Na Europa existem mais de 225 línguas faladas e a maior parte das línguas europeias emprega o alfabeto latino e algumas línguas eslavas utilizam o alfabeto cirílico. O arménio, o georgiano, o grego e o yiddish têm o seu próprio alfabeto.

Por toda a Europa, 700 milhões de Europeus dos 46 estados-membros do Conselho da Europa são encorajados a aprender mais línguas, em qualquer idade, dentro e fora da escola. O Conselho da Europa promove o plurilinguismo em todo o continente, com base na convicção de que a diversidade linguística é uma via para alcançar uma maior compreensão intercultural e um elemento-chave da riqueza do património cultural da Europa.

O tema escolhido este ano é «Línguas para a Paz» e pretende destacar a forma como a diversidade linguística e a educação linguística podem desempenhar um papel fundamental na promoção de uma cultura de paz, convivência e democracia.






ANO LETIVO 2024 / 2025





Ler, ler, ler, até mais não poder, na rua, em casa, na escola, em livro, portátil ou telemóvel,
Com a imaginação e o querer, tudo conter!


Boas Leituras





Hora do Conto BMDD

“Um dia bom”, com Marta Oliveira da Silva

  

28 de setembro, às 10h30


Para famílias com crianças dos 4 aos 10 anos

Inscrição prévia | Gratuito

 Biblioteca Municipal D. Dinis

  

“Um dia bom” é um livro corajoso e inocente, é um álbum ilustrado para toda a família que nos relembra a importância de olhar para a vida com um coração agradecido, de procurar «um dia bom» nas coisas mais simples do dia a dia e de acreditar que o melhor está sempre para chegar.

No mês de sensibilização para o cancro pediátrico, Marta, autora deste livro, e mãe da Luz, que foi diagnosticada com leucemia, traz-nos esta história que nos vai encher a alma.