Cá estamos nós!

Cá estamos nós!

 

FÉRIASSSSS

APROVEITEM PARA FAZER TUDO QUE MAIS GOSTAM E...

LER INCLUÍDO

BOM VERÃO A TODOS!




                                                         ATÉ BREVE...

Não esquecer que as leituras de férias devem estar associadas ao tempo livre, à partilha de experiências com a família e amigos, ao usufruir das coisas significativas da vida. Esqueçam os programas e as metas escolares. A meta mais importante agora é conhecer, ter curiosidade e procurar a diversidade do mundo. Os bons livros fazem parte do caminho. E podem:


> Ir a uma livraria (e não a um hipermercado...) com o propósito único de escolher um livro para as férias pode ser uma festa. Marquem um dia, uma hora, uma loja. A aventura começa aí!

 Quais são os seus interesses Ir ao encontro dos seus interesses e gostos. Futebol? Pintura? História? Ciência? Matemática? Egiptologia? Animais? Invenções? Magia? Tubarões?... Existem livros sobre tudo.

 Escolha livros de que também goste

As crianças devem ser encorajadas a escolher os seus livros, um bom livro para crianças é aquele de que os adultos também gostam; de outro modo, que sentido faz a leitura partilhada? Há autores que agradam a ambos os lados: Sophia de Mello Breyner AndresenManuel António PinaLuis SepúlvedaJorge Sousa BragaLewis CarrollSaint-Exupéry, entre muitos outros.

 Quebrar a rotina

As férias são a oportunidade! Se durante o resto do ano costuma ler histórias antes de adormecer, explora outros lugares, associa a leitura aos cinco sentidos. Partilhar um livro na praia, debaixo de um guarda-sol, enquanto se espera pela hora do banho.

 > «Ler em voz alta é fazer ressoar o nosso interior»

Os bons livros para crianças têm ritmo e musicalidade na leitura em voz alta. Esta é uma característica que os distingue dos livros “para os adultos”. Ler em voz alta não é só para bebés e pré-leitores. É para todos. A voz humana chama emoções e um sentido de comunidade e pertença à família. Como diz o Rodolfo Castro.

 Explora outros géneros literários

Porque não explorar um atlas, um guia de viagem, um livro informativo sobre... florestas tropicais? Ler um álbum sem texto. Há autores que construíram belas narrativas só com imagens para serem as crianças a contar a história.

  Tens o direito de não acabar o livro

As férias são um tempo de liberdade, de alegria e vitalidade!